Sábado – Pense por si

Maiores sociedades de advogados faturam cada vez mais ao Estado

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 12 de março de 2021 às 14:00

Só nos últimos cinco anos, mais do que duplicaram as vendas de serviços a entidades públicas. Cinco firmas dominam um mercado em que impera o ajuste direto.

As 15 maiores sociedades de advogados de Portugal venderam nos últimos cinco anos cerca de 41 milhões de euros em serviços jurídicos a entidades públicas. A consulta dos dados do portal Base, no qual as entidades na esfera pública têm de divulgar os contratos, permite perceber que entre 2016 e 2020 o mercado da Administração Pública mais do que duplicou para as maiores firmas de advocacia – do regulador financeiro Banco de Portugal, o maior adjudicador de contratos públicos, às câmaras municipais e empresas públicas, passando por institutos públicos, o crescimento do recurso a estas sociedades tem sido generalizado. A esmagadora maioria destes contratos públicos é adjudicada por ajuste direto, independentemente do valor em causa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.