NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Desde as 00h00 deste sábado e até às 14h30 deste domingo foram registados 74 acidentes de viação, dos quais resultaram três mortos, na Trofa, em Ovar e em Rio Maior.
A operação "Natal Tranquilo" registou, até ao início da tarde deste domingo, 11 mortes nas estradas de Portugal. Desde as 00h00 deste sábado e até às 14h30 foram registados 74 acidentes de viação, dos quais resultaram três mortos, na Trofa, em Ovar e em Rio Maior.
De acordo com o Comando-Geral da GNR ao Correio da Manhã, a vítima mortal na Trofa registou-se em sequência de uma colisão, enquanto em Ovar foi um despiste a matar uma pessoa. O ferido grave, por seu turno, ocorreu igualmente em sequência de um despiste em Viana do Castelo.
A GNR tem em curso desde sexta-feira e até quarta-feira a Operação "Natal Tranquilo", que prevê o reforço do patrulhamento e da fiscalização nas vias com maior tráfego nesta altura do ano no país. A operação vai contar com a participação de mais de 1.400 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais.
O objectivo é, segundo a GNR, prevenir a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, no sentido de lhes proporcionar uma deslocação em segurança.
A GNR vai estar atenta a manobras perigosas, à correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem, à utilização indevida do telemóvel e ao excesso de velocidade, nas zonas sob sua jurisdição.
A GNR vai também estar atenta à não circulação na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares, bem como à incorreta ou a não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças.
A GNR aconselha também os condutores a fazerem um planeamento cuidado das viagens, evitando os períodos do final do dia, quando se prevê maior intensidade de tráfego, a descansarem antes de efetuar a viagem e a, pelo menos de duas em duas horas, ou sempre que necessário, pararem e descansarem.
É também recomendado aos condutores que adequem a velocidade às condições climatéricas, ao estado da via e volume de tráfego, que mantenham a calma em situações de elevada intensidade de tráfego e que evitem manobras que possam resultar em embaraço para o trânsito ou contribuir para a ocorrência de acidentes.
Por fim, a GNR pede anda a adoção de uma condução atenta e defensiva.
Homem de 60 anos morreu em acidente de tractor
A terceira vítima mortal deste domingo foi registada na localidade de Alfouves, concelho de Rio Maior, na sequência de um acidente com um trator agrícola, revelou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.
Um passageiro do trator sofreu também ferimentos ligeiros, tendo sido socorrido no local por elementos da viatura médica de emergência rápida (VMER) do Hospital de Santarém.
O alerta foi dado pelas 08h15, tendo acorrido ao local do acidente os Bombeiros de Rio Maior, a VMER de Santarém e uma patrulha de Rio Maior da GNR.
Operação "Natal Tranquilo" regista 11 mortes desde sexta-feira
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"