Sábado – Pense por si

Oficiais da Marinha que resistiram ao PREC reúnem memórias

Raquel Lito
Raquel Lito 09 de novembro de 2023 às 08:00

Chamaram-lhes Grupo dos 80, mas seriam muitos mais. Em reuniões secretas, trocavam informações – nunca por escrito. O que lá aconteceu é agora contado num pequeno livro, que será apresentado nesta quinta-feira (dia 9), às 18h, no Palácio da Independência em Lisboa. A SÁBADO falou com dois participantes.

Não havia convocatórias, nem atas ou agendas, muito menos folhetos. O secretismo era o lema das reuniões do "Grupo dos 80" – seriam muitos mais, mas o número fora atirado pelos opositores (de esquerda) numa tentativa de diminuí-los, dizem os visados. Sem efeito, porque chegaram a ser 300 membros. Eram oficiais da Marinha, homens acima dos 25 anos, na maioria casados, da ala moderada (politicamente próximos do PS, PSD e CDS) e que há quase cinco décadas (1974, no pós-25 de abril) estavam descontentes com o rumo que o País tomava por "excessos esquerdistas."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.