Sábado – Pense por si

O vale-tudo do PCP nos ex-bastiões da Margem Sul e do Alentejo

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 12 de julho de 2019 às 07:00

Em 2017, os comunistas perderam nove câmaras para o PS. Entre elas Alcochete, Barreiro e Beja, onde os atuais autarcas são agora alvo de insultos, fake news, de uma oposição hostil e acusam o PCP de "ataque concertado".

Em seis dos nove municípios que os comunistas perderam para o PS nas últimas autárquicas, todos os presidentes de câmara socialistas se queixam da "oposição de guerrilha" do PCP, como descrevem àSÁBADO. Publicações de perfis falsos, panfletos e vídeos que insinuam corrupção nos executivos camarários socialistas, queixas-crime e até insultos e pontapés em assembleias municipais foram algumas das "armas de arremesso" (tal como classifica o autarca do Barreiro, Frederico Rosa) usadas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.