Sábado – Pense por si

O que é a Legionella e como aconteceu o surto no Norte?

Diogo Camilo
Diogo Camilo 19 de novembro de 2020 às 17:31

Surto em Vila do Conde, Póvoa do Varzim e Matosinhos já registou 85 casos e provocou a morte a nove pessoas. Ministério está a investigar a origem dos casos e torres de refrigeração de duas empresas, a Longa Vida e a Ramirez, estão suspensas preventivamente.

O surto de legionella no Norte do país já provocou nove mortes nas últimas três semanas, tendo sido registados 85 casos no total. A chamada Doença dos Legionários é pneumonia provocada por bactérias do género Legionella que causa infecções sobretudo em ambientes fechados com ares condicionados que não são devidamente limpos. A origem do surto que começou a 29 de outubro continua por detetar, mas a ARS-Norte suspendeu o funcionamento das torres de refrigeração de duas indústrias, em Matosinhos, como precaução.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.