Sábado – Pense por si

Os riscos e as incógnitas das mega centrais solares

Margarida Davim
Margarida Davim 02 de julho de 2021 às 08:00

Até 2050 cerca de metade da energia consumida em Portugal terá de ser solar. Há uma corrida às licenças para a criação de centrais fotovoltaicas. Mas há quem tenha muitas dúvidas sobre os mega projetos que estão a ser pensados de norte a sul do país.

Aproveitar o sol para produzir energia é uma ideia que qualquer ambientalista subscreverá. Mas os mega projetos de centrais solares que estão a ser desenhados levam algumas organizações ecologistas a levantar dúvidas sobre a estratégia que está ser seguida pelo Governo para atingir as metas de descarbonização. Há até quem aponte o dedo à falta de planeamento do que está a ser feito e tema ver repetidos os erros dos planos para as eólicas e centrais de biomassa dos governos de José Sócrates.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.