Sábado – Pense por si

“O mundo que entra na escola”: um em cada 10 alunos do ensino básico é estrangeiro

Leonor Riso
Leonor Riso 27 de fevereiro de 2024 às 09:05

Relatório Estado da Educação 2022, elaborado pelo Conselho Nacional de Educação, traça várias medidas a adotar nas escolas para todos beneficiarem da multiculturalidade.

Em Portugal, o número de alunos estrangeiros inscritos no ensino básico aumentou 17,5% em 2021/22 comparativamente ao ano anterior e 15,5% no ensino secundário, no mesmo período. No ensino básico, foram identificadas 235 nacionalidades (relativas a países/categorias de países designados pela Direção geral de Estatísticas da Educação e Ciência), aponta o relatório Estado da Educação 2022, elaborado pelo Conselho Nacional de Educação (CNEDU), que apela a que o sistema educativo se adapte à "entrada do mundo na escola". 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.