Sábado – Pense por si

O estatuto dos profissionais da Cultura é bom para a Cultura?

Pedro Henrique Miranda
Pedro Henrique Miranda 11 de maio de 2022 às 07:10

A medida foi aprovada e o ministro vai ser ouvido no Parlamento hoje às 9h, mas os sindicatos mantêm-se contra um estatuto que dizem "legitimar a precariedade do setor".

Já entraram em vigor algumas das medidas do novoEstatuto dos Profissionais da Cultura, que estabelece regras específicas para os trabalhadores do setor em áreas como a celebração de contratos e o recebimento de subsídios. O novo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, será ouvido esta quarta-feira no Parlamento sobre a medida, que passa a funcionar a 100% a partir de 1 de outubro, mas há quem argumente que, além de não melhorar a vida destes profissionais, o estatuto vem contribuir para a manutenção dos mesmos em situações de precariedade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.