Sábado – Pense por si

O cofre do Alojamento Local para a guerra contra o Governo

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 01 de maio de 2023 às 18:00

Proprietários, empresas de gestão, lavandarias, restaurantes, empresas de limpezas e até irlandeses. A campanha que juntou donativos de 100 mil euros em seis dias vai continuar. O dinheiro será para juristas de topo – e não só.

Quando o Governo enviou numa sexta-feira à noite o projeto de lei da habitação, Carla Costa Reis já sabia o que ia fazer. “Montei logo isto na sexta à noite e no sábado de manhã estava a arrancar”, conta. “Isto” é uma campanha de angariação de fundos na plataforma GoFundMe para travar a batalha jurídica pelo negócio do alojamento local (AL), visado pelas medidas do Governo. No dia 17 de abril, três dias depois de ter lançado a iniciativa, já tinha juntado 50 mil euros e subido a fasquia. Ao sexto dia já ia em 100 mil euros e a fasquia voltou a subir – agora é 150 mil euros.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.