Sábado – Pense por si

Nuno Melo apela a que população mantenha a tranquilidade

Lusa 28 de abril de 2025 às 13:31
As mais lidas

Segundo o ministro da Defesa, "todos os poderes públicos estão empenhados naquilo que é o auxílio às pessoas, às populações, que naturalmente terão um motivo de apreensão".

O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, apelou hoje, em Coimbra, para que as pessoas mantenham a tranquilidade e adiantou que ainda não são conhecidas as causas da falha de eletricidade que afetou Portugal continental.

Paulo Novais/Lusa

"O apelo que devemos fazer é um apelo a tranquilidade. Sabemos que esta falha de energia atinge vários países. Não conhecemos as causas", declarou o Ministro da Defesa Nacional, no Conservatório de Música de Coimbra.

Segundo Nuno Melo, "todos os poderes públicos estão empenhados naquilo que é o auxílio às pessoas, às populações, que naturalmente terão um motivo de apreensão".

"Mas a nossa mensagem é de tranquilidade até que tenhamos dados", referiu.

O governante fez estas declarações aos jornalistas, à margem da cerimónia de assinatura dos protocolos de implementação do Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz, em Coimbra, que acabou por ser cancelada pelo corte na eletricidade.

O cancelamento da cerimónia "não invalida que as pessoas devam manter a calma", referiu Nuno Melo.

A REN -- Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

O apagão registou-se às 11:30 de Lisboa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Ventos de Oeste

Chuvas intensas vão cair (Parte III)

Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.