NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
De acordo com o SEF, este número aumentou quase 10 vezes na última década, tendo atingido as 627.429 mil chegadas até novembro este ano.
O número de cidadãos dos EUA a entrar em Portugal aumentou quase 10 vezes na última década, tendo atingido as 627.429 mil chegadas até novembro este ano, revelou oServiço de Estrangeiros e Fronteiras(SEF).
Para justificar a passagem por Lisboa do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, durante uma viagem onde também visita Marrocos e o Reino Unido, o Departamento de Estado invocou, entre outros motivos, o facto de "os laços entre os dois países se estar a estreitar", nomeadamente com uma maior procura de Portugal por parte dos cidadãos dos EUA.
"Portugal é um parceiro estratégico e os Estados Unidos valorizam a aliança transatlântica com Portugal", disse um oficial do Departamento de Estado, referindo que os norte-americanos "viajam para Portugal, para turismo e educação, em números cada vez mais significativos".
O SEF confirmou à Lusa que a entrada de cidadãos dos EUA em Portugal tem aumentado de forma continuada e significativa durante a última década.
O número de entradas de norte-americanos em Portugal quase que aumentou 10 vezes numa década, passando de 78.781 pessoas, em 2009, para 627.429 só nos primeiros 10 meses deste ano, segundo dados fornecidos pelo SEF á agência Lusa.
O aumento relativamente a 2018 também é significativo, já que nesse ano chegaram a Portugal 522.975 norte-americanos, o que revela que, até novembro deste ano, já deram entrada nas fronteiras portuguesas mais 104.454 cidadãos do que no ano anterior.
O Departamento de Estado norte-americano atribui esta tendência ao aumento de negócios entre empresas dos dois países, mas menciona sobretudo o incremento de procura no turismo e na educação, com mais jovens dos EUA a frequentarem cursos superiores em Portugal, nomeadamente ao abrigo de programas de intercâmbio estudantil.
O aumento de chegadas às fronteiras portuguesas de norte-americanos enquadra-se num cenário de aumento global de entradas: em 2018 foram controladas 18.799.521 pessoas, mais 4,3% do que em 2017, segundo o SEF.
Número de cidadãos dos EUA a entrar em Portugal continua a aumentar
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.