Sábado – Pense por si

Novo sismo sentido na ilha do Faial com magnitude de 3,2

Desde 3 de novembro que a zona oeste do Faial tem vindo a registar um aumento da atividade sísmica.

Um sismo de magnitude 3,2 na escala de Richter foi registado esta sexta-feira na ilha açoriana do Faial, o segundo do dia numa zona em que, desde o início de novembro, tem ocorrido um aumento da atividade sísmica.

Numa nota enviada às redações, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo foi registado às 12:17 locais (mais uma hora em Lisboa), com magnitude 3,2 na escala de Richter e epicentro a cerca de 29 quilómetros a oeste do Capelo, na ilha do Faial.

"De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima III na escala de Mercalli Modificada na Feteira, concelho da Horta", adianta a Proteção Civil dos Açores.

Já ao inicio da manhã desta sexta-feira tinha sido registado um sismo de magnitude 4,6 na escala de Richter na ilha do Faial, com epicentro a 35 quilómetros a oeste da freguesia do Capelo. Tal sismo foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores às 06:47 (07:47 em Lisboa) e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na freguesia do Capelo.

Desde 3 de novembro que a zona oeste do Faial tem vindo a registar um aumento da atividade sísmica. Segundo o IPMA, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.