Sábado – Pense por si

Níveis muito elevados de pólenes no continente nos próximos dias

06 de junho de 2019 às 21:17
As mais lidas

Os pólenes podem provocar reações alérgicas, como reações do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema).

Os pólenes vão estar em níveis muito elevados em todo o continente entre sexta-feira e quinta-feira da próxima semana, alertou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Num boletim com a previsão para o período de 7 de junho a 13 de junho, a SPAIC apenas coloca o Funchal com pólenes em níveis baixos e Ponta Delgada com pólenes em níveis elevados.

Mas no continente os pólenes estarão em níveis muito elevado em todo o país, de Vila Real de Trás-os-Montes a Portimão, no Algarve.

Em todo o continente predominam pólenes das oliveiras, carvalhos e castanheiros, estes especialmente na zona norte e centro.

À semelhança da semana passada, é esperada igualmente grande concentração de pólenes das ervas gramíneas, parietária, tanchagem e azeda.

Os pólenes podem provocar reações alérgicas. A alergia ao pólen causa reações do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.