Sábado – Pense por si

Níveis muito elevados de pólenes no continente nos próximos dias

Os pólenes podem provocar reações alérgicas, como reações do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema).

Os pólenes vão estar em níveis muito elevados em todo o continente entre sexta-feira e quinta-feira da próxima semana, alertou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Num boletim com a previsão para o período de 7 de junho a 13 de junho, a SPAIC apenas coloca o Funchal com pólenes em níveis baixos e Ponta Delgada com pólenes em níveis elevados.

Mas no continente os pólenes estarão em níveis muito elevado em todo o país, de Vila Real de Trás-os-Montes a Portimão, no Algarve.

Em todo o continente predominam pólenes das oliveiras, carvalhos e castanheiros, estes especialmente na zona norte e centro.

À semelhança da semana passada, é esperada igualmente grande concentração de pólenes das ervas gramíneas, parietária, tanchagem e azeda.

Os pólenes podem provocar reações alérgicas. A alergia ao pólen causa reações do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.