Iniciativa visa incentivar o acesso dos jovens ao património e à cultura.
A entrada nos museus e monumentos nacionais é hoje gratuita para todos os visitantes entre os 12 e os 29 anos, em celebração do Dia Internacional da Juventude, segundo a empresa pública Museus e Monumentos de Portugal (MMP).
Sérgio Lemos
A iniciativa visa incentivar o acesso dos jovens ao património e à cultura, proporcionando uma oportunidade de contacto direto com alguns dos espaços emblemáticos da história e identidade portuguesas, indica aquele organismo do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto no seu 'site'.
A MMP gere atualmente 37 museus e monumentos espalhados por 21 cidades e vilas, de norte a sul do país, entre eles alguns classificados como Património Mundial pela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês), nomeadamente o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, em Lisboa, o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça e o Convento de Cristo, em Tomar.
Na capital, os jovens poderão ainda visitar gratuitamente, entre outros, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional do Azulejo, o Museu Nacional dos Coches, o Museu Nacional de Arqueologia, ou o Museu Nacional de Arte Contemporânea -- Museu do Chiado.
Fora de Lisboa, terão também entrada gratuita, entre outros, o Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, o Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, o Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, o Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, ou o Museu do Abade de Baçal, em Bragança.
A rede tutelada pela MMP inclui também palácios com grande valor histórico e patrimonial, como o Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, o Palácio Nacional de Mafra, o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, e o Palácio dos Biscainhos, em Braga.
Segundo a MMP, esta ação visa "reforçar o papel da rede de museus e monumentos como recurso cultural e educativo, promovendo o conhecimento, a fruição e a valorização do património nacional junto das gerações mais jovens".
Os espaços abrangidos oferecem uma diversidade de experiências que vão da arte antiga à contemporânea, da arqueologia à etnologia, da azulejaria à arquitetura monumental e à história militar e política.
O Dia Internacional da Juventude, assinalado anualmente a 12 de agosto, foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1999, com o objetivo de chamar a atenção para os desafios e o potencial das novas gerações.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não há nada inevitável na vida política. Na forma e no conteúdo, os erros que conduziram à queda de popularidade do PS eram há muito previsíveis e, em grande parte, evitáveis.
É louvável a iniciativa do Presidente da Assembleia da República ao reconhecer a importância crucial dos profissionais do sistema judiciário, evidencia a valorização da sua competência técnica, do seu conhecimento específico sobre os desafios do setor e da sua capacidade de propor melhorias.
O País precisa de uma viragem de mentalidade. De um governante que olhe para a segurança com visão estratégica, pragmatismo e coragem. Que não fale apenas de leis, mas de pessoas, de sistemas, de tecnologia e de resultados.