Sábado – Pense por si

MP acusa ex-gestor do BPN de burla de milhões com obras de Miró

Mariana Branco
Mariana Branco 04 de julho de 2019 às 08:27

O BPN pagou 17 milhões de euros por 41 quadros do pintor, mas aos proprietários das pinturas apenas chegaram 5,1 milhões de euros.

Em 2003, oBPNcomprou 41 quadros do pinto Joan Miró por 17 milhões de euros, sendo que aos proprietários das pinturas apenas chegaram 5,1 milhões de euros. Segundo oPúblico, os restantes 11,9 milhões terão sido distribuídos por várias pessoas como comissões - como é exemplo um intermediário espanhol, Julian Cierva La Calle, que terá recebido mais de 5,5 milhões de euros em comissões. O Ministério Público (MP) acusou José Viamonte de Sousa, antigo diretor-geral  do departamento deprivate bankingdo BPN, de burla por se ter apropriado de 1,2 milhões de euros.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.