Sábado – Pense por si

Morte de bebé: Serviço das VMER "não pode falhar", diz Ordem dos Médicos

28 de janeiro de 2022 às 11:30

Um bebé de oito dias não pôde ser socorrido por uma VMER por falta de médicos para a tripularem. Casos semelhantes têm-se repetido nos últimos meses e e Colégio de Emergência Médica aponta o dedo ao Governo.

Um bebé de oito dias morreu esta quinta-feira, em Portalegre, depois de não ter recebido socorro imediato pela falta de médicos para tripular a viatura médica de emergência. No início do mês, um homem morreu em Vila Real de Santo António depois de esperar mais de duas horas por ser socorrido. O presidente do Colégio de Emergência Médica da Ordem dos Médicos, Vítor Almeida, explica àSÁBADOque nos últimos meses se tem detetado uma evolução preocupante na degradação no serviço de resposta urgente, apontando o dedo ao Ministério da Saúde, por não estar a cumprir a lei que explicita que "não pode ser posta em causa a operacionalidade do meio VMER, nem haver atraso na sua ativação". Mas, de acordo com o que aSÁBADOapurou, a VMER de Portalegre não foi acionada por falta de médico na escala para a tripular.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?