Sábado – Pense por si

Ministro do Ambiente vai encontrar-se com homóloga espanhola em Março

O governante português deverá aproveitar o encontro para esclarecer alguns pontos sobre o projecto da mina de urânio de Retortillo, Espanha

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, vai encontrar-se com a sua homólogo espanhola na terceira semana de Março. O encontro dever-se-á ao Fórum Mundial da Água, que se realiza em Brasília, Brasil, de 19 a 21 do terceiro mês do ano. 

O governante português deverá aproveitar o encontro para esclarecer alguns pontos sobre o projecto da mina de urânio de Retortillo, Espanha, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa.

"Vai haver, de facto, oportunidade de, ao lado desse mesmo Fórum Mundial da Água, termos uma reunião sobre aquilo que é, em minha opinião, o cumprimento insuficiente por parte de Espanha, do acordo que existe entre os dois países em matéria de avaliação de impacto ambiental", afirmou João Pedro Matos Fernandes, que falava em Vila Real, à margem da inauguração da sede da empresa Águas do Norte.

Este sábado, portugueses e espanhóis reuniram-se numa manifestação em Salamanca, Espanha, contra a instalação desta mina de urânio, um projecto que, dizem, terá graves impactos ambientais e na saúde.

Esta iniciativa, convocada pelo movimento "No a la Mina de Uranio", integra uma marcha de cerca de dois quilómetros e uma concentração no centro de Salamanca.

"A sociedade civil e quem a representa, de forma organizada, tem o direito todo de se poder manifestar e esperemos que, dessa manifestação resulte uma opinião segura por parte da opinião pública para poder formular a sua própria decisão", referiu o ministro Matos Fernandes, quando questionado sobre a realização da manifestação. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.