Miguel Pinto Luz destacou que a Anacom passará a ser um regulador "one-stop-shop" para o digital, concentrando competências em várias áreas.
O ministro das Infraestruturas anunciou hoje que "nas próximas semanas" serão divulgados novos investimentos em 'data centers' em Portugal, sublinhando que a atribuição à Anacom da regulação da inteligência artificial (IA) reforça a atratividade do país para projetos tecnológicos.
Ministro anuncia estratégia para habitação e investimentos em 'data centers' em PortugalLusa
"Não é por acaso que grandes 'data centers', e alguns serão anunciados nas próximas semanas, se querem deslocalizar para Portugal e que grandes investimentos em IA se querem deslocalizar para Portugal. É porque temos talento, temos conhecimento, temos capacidade, mas também temos regras claras, transparentes e celeridade na tomada de decisões", afirmou Miguel Pinto Luz, durante a conferência da Anacom, regulador das comunicações, sobre "Inteligência Artificial: Os Desafios da Inovação e da Regulação", que decorre no Museu do Oriente, em Lisboa.
O governante destacou que a Anacom passará a ser um regulador "one-stop-shop" para o digital, concentrando competências em várias áreas.
"Hoje regula rádio, cabos submarinos, serviços digitais, 'data centers' e, no futuro, regulará também a IA. É uma perspetiva holística de regulação e, para o mercado, é mais simples ter um único ponto de contacto, previsibilidade e segurança", sublinhou.
O governante frisou ainda a necessidade de uma regulação "ativa e proativa, capaz de garantir a salubridade de um mercado cada vez mais efervescente, vivo, eclético e diverso".
Garantindo estar "absolutamente convicto" de que a administração da Anacom, liderada por Sandra Maximiano, "abraça coletivamente este desafio", o ministro afirmou que levará esta mensagem ao próximo Conselho Europeu, considerando que Portugal está, uma vez mais, "à frente da Europa" na regulação do digital.
"Fomos mais uma vez liderantes, mais uma vez à frente do tempo, apontando o caminho destes novos rumos que são a utilização da inteligência artificial praticamente em tudo nas nossas vidas", acrescentou.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.