A autarquia aumentou para o dobro as bolsas de estudo aos alunos do Ensino Superior e deu também, pela primeira vez, tablets aos alunos do quarto ano.
A Câmara de Mesão Frio vai aplicar cerca de 250 mil euros num plano de combate ao insucesso e ao abandono escolar precoce neste concelho duriense, anunciou hoje a autarquia.
Trata-se, segundo o presidente da câmara Alberto Pereira, de um plano "integrado e inovador" de combate ao insucesso escolar que vai ser implementado entre Setembro e o ano de 2020.
"O objectivo é reduzir e prevenir o abandono escolar precoce e o estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação infantil, primária e secundária", afirmou à agência Lusa.
O plano, acrescentou, inclui ainda a aposta em percursos de aprendizagem formais e não formais para a reintegração no ensino e formação.
"A aprovação da candidatura representa uma mais-valia que permitirá trabalhar as principais problemáticas envolvidas no combate ao insucesso escolar, nomeadamente a falta de interesse e motivação dos alunos", referiu o autarca.
A candidatura foi coordenada pela Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM DOURO).
Alberto Pereira destacou a aposta da câmara municipal na educação e frisou que o objectivo é reduzir "em 10% a percentagem de alunos com níveis negativos e a diminuição de 25% da taxa de retenção e desistência nos anos curriculares".
O autarca destacou as melhorias registadas a nível do ensino no concelho nos últimos anos, mas reconheceu que "ainda há trabalho a fazer".
O Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade baixou a sua taxa de retenção e abandono escolar de 46,9%, no ano lectivo 2003/2004, para 12,3%, no ano lectivo 2013/2014, um valor que o coloca em 12.º lugar em toda a região Norte.
O plano vai ser implementado em rede e envolve o agrupamento de escolas, parceiros da administração central ou local, as Instituições Particulares de Solidariedade Social e outras organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos do município do distrito de Vila Real.
A nível da área da educação, Alberto Pereira salientou ainda que este ano a autarquia aumentou para o dobro as bolsas de estudo aos alunos que frequentem o Ensino Superior e deu também, pela primeira vez,tablets aos alunos do quarto ano, uma medida que vai ser alargada.
"Medidas que visam ajudar os nossos alunos a terem sucesso", afirmou.
Mesão Frio implementa plano de 250 mil euros para combater insucesso escolar
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.