Infraestruturas de Portugal recomendam a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias. Aconselham ainda especial cuidado na circulação junto a zonas ribeirinhas.
A circulação ferroviária na Linha do Leste estava às 07:00 de hoje suspensa entre Portalegre e Elvas e a Estação de Algés, Cascais, mantinha-se sem serviço comercial na sequência do mau tempo, segundo a Infrestruturas de Portugal.
JOÃO RELVAS/LUSA
Num balanço feito àLusaàs 07:00 de hoje, a Infraestruturas de Portugal (IP) adianta que na região de Lisboa foi restabelecida na Linha do Norte a circulação em todas as vias entre Sacavém-Bobadela Sul e Alverca, com limitação de velocidade na zona de Póvoa da Santa Iria.
Na Linha de Sintra foi restabelecida a circulação entre Benfica e Campolide, com limitação de velocidade de 30 quilómetros por hora (Km/h) entre os quilómetros 3,3 e 3,5.
Quanto à Linha do Sul, a circulação em ambas as vias entre Pragal e Corroios, faz-se com limitação de velocidade de 30Km/h.
Relativamente à rede rodoviária, estavam às 07:00 cortadas a Estrada Nacional (EN) 8, sentido Odivelas-Loures, a EN250, na Zona de Frielas, e a EN115, na Rotunda das Oliveiras e das Lebres (Loures).
Estão igualmente cortadas a EN2 em Mora, com corte da circulação em ambos os sentidos, entre os quilómetros 469 e 471, a EN244, Avis, em ambos os sentidos ao quilómetro 104 e a EN246, Arronches, em ambos os sentidos entre os quilómetros 53 e 59,5.
De acordo com a IP, está também cortada a circulação na EN246 em Elvas em ambos os sentidos ao quilómetro 18, no Itinerário Principal (IP) 2 em Monforte, em ambos os sentidos ao quilómetro 203,1, e na EN251 em ambos os sentidos entre Couço e Mora.
Na EN245 em Portalegre, Ponte de Fronteira ao Km 41,050 a circulação está interdita e na EN365 em ambos os sentidos entre Vale Figueira e Pombalinho, aos Km 53,450 e 61,2.
Também a EN118 está cortada em ambos os sentidos entre Tramagal e Santa Margarida, a EN373 está fechada no sentido Campo Maior – Elvas e a EN243 em Fronteira ao km 154,198.
Na nota, a IP refere que tem as suas equipas a trabalhar no terreno, em articulação com os diversos agentes de Proteção Civil visando "mitigar os seus efeitos e uma mais rápida reposição das condições de circulação e segurança". A IP deixa também um alerta à população para a necessidade de adoção de comportamento adequados e autoproteção.
Nesse sentido, recomenda à adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias e a não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.
Aconselha igualmente especial cuidado na circulação junto a zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de transbordo dos cursos de água, evitando a circulação e permanência nestes locais e a permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.
A chuva intensa e persistente que caiu de madrugada de terça-feira causou centenas de ocorrências, entre alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas nos distritos de Lisboa, Setúbal e Portalegre, onde há registo de vários desalojados.
Todos os distritos de Portugal continental estão entre as 09:00 e as 18:00 de hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?