Os outros distritos mais fustigados pela depressão Dora foram Coimbra, com 36 ocorrências, Leiria, com 35 e Setúbal, com 34, acrescentou.
Um total de 428 ocorrências foram registadas em todo o país pela Proteção Civil durante o estado de alerta, que terminou às 09h00 deste sábado, mas não há vítimas nem danos significativos provocados pelo mau tempo.
De acordo com o comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o balanço das "ocorrências acumuladas" entre as 21h00 de quinta-feira (dia 03) e as 09h00 de hoje, aponta para um total de 428 ocorrências, 108 das quais só no distrito de Lisboa, o mais afetado pelo temporal.
Os outros distritos mais fustigados pela depressão Dora foram Coimbra, com 36 ocorrências, Leiria, com 35 e Setúbal, com 34, acrescentou.
Quanto à tipologia de acidentes ocorridos, Pedro Araújo referiu principalmente queda de árvores, tendo havido registo de várias operações de "limpeza de vias" devido a quedas de árvores e de estruturas, associadas ao vento, e devido à queda de neve.
"Nenhum itinerário está fechado e não tivemos notícia de nenhuma vítima associada ao quadro meteorológico", afirmou, destacando não haver nenhuma ocorrência digna de registo.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou entretanto 10 distritos sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido principalmente à previsão de agitação marítima forte.
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro, encontram-se sob aviso laranja desde as 06h40 de hoje até às 00h00 de domingo, dia 6, enquanto nos distritos de Coimbra, Leiria e Lisboa, o aviso prolonga-se até às 12h00.
Nos distritos de Setúbal, Beja e Faro, o aviso laranja, também para a forte agitação marítima, vigora apenas até às 18h00 de hoje, passando depois para aviso amarelo, que se deverá manter até às 09h00 de domingo.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Ainda de acordo com a previsão do IPMA, as temperaturas devem manter-se baixas, com as máximas a oscilar entre os 15º em Sagres, distrito de Faro, e os 4º na Guarda.
Quanto às temperaturas mínimas, vão andar entre os 8º em Sagres e em Sines, no Alentejo, e -2º na Guarda.
Mau tempo: Proteção Civil registou 428 ocorrências durante o estado de alerta
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."