A partir de segunda-feira, o IPMA prevê "períodos de chuva, persistente e por vezes forte".
Portugal continental começa a sentir os efeitos da depressão Joseph, com chuva, neve, vento e agitação marítima, a partir do início da manhã de segunda-feira no Minho e Douro Litoral, anunciou este domingo o IPMA.
Chuva e vento forte podem causar cheias e inundações Vítor Mota/Medialivre
Os efeitos da depressão Joseph irão estender-se depois, de forma gradual, às restantes regiões de Portugal continental na noite de segunda para terça-feira, "e com a passagem de sucessivas ondulações frontais pelo menos até ao fim de semana", segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), num comunicado hoje divulgado.
A partir de segunda-feira, o IPMA prevê "períodos de chuva, persistente e por vezes forte", que na terça-feira passam "a regime de aguaceiros, "que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada".
Além disso, a partir de terça-feira de manhã prevê-se "queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 600/800 metros de altitude nas regiões Norte e Centro e na serra de S. Mamede".
O vento irá soprar mais forte a partir de segunda-feira, "com rajadas até 80 km/h [quilómetros por hora] no litoral oeste e até 100 km/h nas terras altas".
O IPMA refere ainda que estão previstas ondas com quatro a cinco metros na costa ocidental, a partir de segunda-feira, que irão aumentando, podendo atingir 12 metros de altura máxima a partir de terça-feira à tarde.
Devido à passagem da depressão Joseph por Portugal continental, os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real vão passar por fases sob aviso laranja nos próximos dias.
De acordo com o IPMA, o aviso laranja abrangerá agitação marítima em 10 destes distritos -- a exceção é Vila Real, cujo aviso laranja, respeitante à precipitação, estará em vigor entre as 12:00 de segunda-feira e as 03:00 de terça-feira.
Para hoje, o IPMA deixou ainda o aviso laranja por agitação marítima para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga, alertando para ondas de noroeste com cinco a sete metros e podendo atingir 12 metros de altura máxima.
Hoje estão também em vigor avisos amarelos por precipitação para Évora, Santarém, Lisboa, Leiria, Coimbra, Portalegre.
O IPMA também emitiu vários avisos de neve nos distritos da Guarda e Castelo Branca, advertindo para possível perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo, bem como para chuva e vento.
Para segunda-feira, o IPMA colocou sob aviso laranja, devido à previsão de precipitação, os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real, estando quase todo o território em aviso amarelo devido à chuva e ao vento nos próximos dias.
O aviso laranja para agitação marítima vai repetir-se na terça-feira para os distritos de Setúbal, Porto, Faro, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.
O aviso laranja é o segundo mais grave e é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O aviso amarelo indica risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.