Sábado – Pense por si

Marinha portuguesa intercepta barco com 34 migrantes ilegais ao largo de Lampedusa

19 de outubro de 2017 às 22:04
As mais lidas

O navio encontra-se em missão de apoio à vigilância de fronteiras externas marítimas no Mediterrâneo central

Trinta e quatro migrantes ilegais foram interceptados pelo navio 'Viana do Castelo', da Marinha portuguesa, quando faziam a travessia por mar entre a Tunísia e Itália, anunciou hoje a força militar.

"A embarcação tinha a bordo 32 tunisinos e dois argelinos, todos homens", refere a Marinha em comunicado, explicando que o navio patrulha oceânico da Marinha portuguesa está envolvido na operação "Triton", coordenada pela agência europeia FRONTEX.

O navio português acompanhou a embarcação de migrantes até águas territoriais italianas, tendo migrantes recusado ajuda quando questionados pelo comandante do navio da Marinha portuguesa.

Depois de chegar a águas territoriais italianas, a embarcação de migrantes, que tinha como destino Lampedusa, recusou-se a parar, tendo o navio português recebido uma solicitação de apoio por parte das autoridades de Itália para proceder à sua intercepção e abordagem.

A acção do navio 'Viana do Castelo' implicou a necessidade de empenhar uma equipa de segurança de fuzileiros portugueses, que intervieram em apoio e sob a autoridade e coordenação das autoridades italianas.

Os 34 migrantes foram transferidos para bordo do navio, onde foram revistados, alimentados e identificados pelas autoridades, bem como avaliados clinicamente pela equipa médica do navio, com um dos migrantes a receber assistência clínica.

O navio da Marinha encontra-se em missão de apoio à vigilância de fronteiras externas marítimas no Mediterrâneo central, ao serviço da Agência Europeia FRONTEX, contribuindo para realizar salvamentos de migrantes.

Veja aqui o vídeo:

A carregar o vídeo ...
A carregar o vídeo ...
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.