Sábado – Pense por si

Marcelo não se pronuncia sobre eutanásia até fim do processo

02 de maio de 2018 às 13:34
As mais lidas

"Já sabem qual é a minha posição: é não me pronunciar até ver o resultado final num debate", disse o Presidente.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não quis hoje pronunciar-se acerca das leis sobre a eutanásia, insistindo na necessidade de um debate alargado.

"Já sabem qual é a minha posição: é não me pronunciar até ver o resultado final num debate que tem existido na sociedade portuguesa, mas que terá de existir no parlamento", disse o chefe de Estado, durante uma visita ao Mercado Temporário do Bolhão, que abriu hoje, no Porto.

O parlamento vai discutir a 29 de maio os quatro projectos, do PAN, BE, PS e PEV, sobre a morte medicamente assistida, informou hoje o líder parlamentar do Bloco, Pedro Filipe Soares.

A decisão foi tomada hoje em conferência de líderes parlamentares, na Assembleia da República, em Lisboa.

As bancadas do PAN, BE e PS tinham proposto que o dia 30 de maio fosse totalmente dedicado a esse debate, mas, para essa data, já existia um pedido de agendamento da parte do CDS-PP, segundo fontes centristas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.