Sábado – Pense por si

Mais de três mil queixas registadas sobre carteiristas

Augusto Freitas de Sousa 13 de maio de 2018 às 08:00

Lojistas e turistas perseguem-nos mas estes regressam às ruas depois de serem detidos. Agentes pedem brigadas à civil e video-vigilância.

Duas jovens passeiam-se entre o Largo do Carmo e a entrada do Elevador de Santa Justa. Uma veste calças de ganga, camisa e blusão impermeável. A outra, calças de fato-de-treino, blusão semelhante. Ambas de rabo-de-cavalo, levam mochila e uma pequena carteira. (Em geral, também há sempre lenços, cachecóis ou casacos, usados para cobrir as carteiras ou mochilas enquanto são abertas.) A poucos metros, um terceiro homem, de calças de ganga, com uma camisa e camisola banais, tira distraidamente fotos com o seu telemóvel. As duas mulheres avaliam cada grupo de turistas que passa. Daí a instantes, dois casais de chineses ainda na casa dos 20 e pouco apercebem-se de que as suas carteiras desapareceram e identificam as duas jovens.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres