Sábado – Pense por si

Mais de 500 bombeiros combatem fogo em Castelo Branco dificultado pelo vento

O fogo deflagrou pelas 15h numa zona de floresta próximo da aldeia de Carrascal, Santo André das Tojeiras, no concelho de Castelo Branco.

Mais de 500 operacionais combatiam pelas 21h45 desta sexta-feira o incêndio que lavra em Santo André das Tojeiras, concelho de Castelo Branco, com "alguma intensidade" em determinas zonas, devido ao vento forte, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

MANUEL DE ALMEIDA / LUSA

Fonte do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil referiu à Lusa, pelas 21h30, que o fogo continuava ativo, em algumas partes "com muita intensidade e com muitas projeções, devido à intensidade do vento no local".

"Esperamos que, com o decorrer da noite, as temperaturas baixem e que o vento deixe de ter tanta intensidade de forma a facilitar o combate" e permitir que o fogo seja dominado, acrescentou a mesma fonte.

Já sem meios aéreos no local, devido ao anoitecer, estão em trabalhos três máquinas de rasto, de forma a ajudar na consolidação e combate ao incêndio, detalhou ainda.

O fogo deflagrou pelas 15h numa zona de floresta próximo da aldeia de Carrascal, Santo André das Tojeiras, no concelho de Castelo Branco.

A fonte da Proteção Civil frisou também que não há registo de feridos ou de pessoas retiradas de casas, apesar de ter estado próximo de várias aldeias.

"Os meios no local conseguiram debelar as situações antes do fogo chegar às habitações", apontou.

Um avião que participava no combate a este incêndio sofreu hoje à tarde danos materiais durante uma amaragem, na barragem da Pracana, tendo o piloto saído ileso, informou a Proteção Civil.

A barragem de Pracana está implantada sobre o rio Ocreza na foz da ribeira da Pracana neste rio, localizando-se entre os municípios de Mação (distrito de Santarém) e de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco.

De acordo com a página da Internet da ANEPC, pelas 21:45 encontravam-se no combate ao fogo 508 operacionais, com o apoio de 162 viaturas.

O incêndio que deflagrou pelas 17h50 em Águas Santas, concelho de Caldas da Rainha, distrito de Leiria, e que chegou a mobilizar 120 operacionais, já se encontra em fase de resolução, segundo a página da ANEPC.

Também em resolução está o fogo que deflagrou às 18h30 em Sortelha, concelho do Sabugal, distrito da Guarda, e que chegou a mobilizar mais de 100 bombeiros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.