Os formulários de adesão começaram a ser distribuídos pelas escolas do concelho no final de junho, tendo, até ao momento, sido emitidos 2.382 passes.
Mais de 2.300 jovens com idades entre os 13 e os 15 anos residentes no concelho doPortojá beneficiam do título de transporte gratuito "Porto.13-15", criado pela autarquia como complemento ao passe Sub13.
Os formulários de adesão começaram a ser distribuídos pelas escolas do concelho no final de junho, tendo, até ao momento, sido emitidos 2.382passes, revelou esta terça-feira à Lusa a Câmara do Porto.
Questionado pela Lusa, o município salienta, contudo, que só no final do mês de outubro, "com a estabilização do número de títulos emitidos, será possível aferir de forma mais objetiva o impacto financeiro real desta medida", cujo custo inicial apontado era de um milhão de euros.
A autarquia anunciou, em fevereiro, o alargamento do passe gratuito para os residentes e estudantes até aos 15 anos, estimando, à data, que a medida possa abranger cerca de 8.000 jovens.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, numa reunião do Conselho Metropolitano do Porto, onde explicou que esta medida estava já a ser estudada há algum tempo.
"A Câmara vai implementar um sistema que permitirá aos seus residentes/estudantes até aos 15 anos não pagar qualquer valor quando se deslocarem em transporte público na cidade. Esta medida que será implementada no Porto junta-se à gratuitidade que deverá ser aplicada até aos 12 anos em toda a rede de transportes publico da Área Metropolitana", referia um comunicado que foi distribuído durante a reunião daquele órgão.
Na mesma nota, o município sublinhava que, tendo como expectável o impacto positivo da gratuitidade até 12 anos, a autarquia entendeu "ir mais longe, assumindo o alargamento da gratuitidade das deslocações dentro da cidade".
De acordo com a página oficial da Câmara na Internet, "o Porto.13-15 é um cartão Andante exclusivo do Município do Porto para jovens entre os 13 e 15 anos que permite a utilização gratuita dos transportes públicos integrados no sistema intermodal Andante, num limite de 3 zonas, mediante validação do cartão em todas as viagens".
Já no âmbito do passe Sub13, criado no âmbito do PART - Programa de Apoio à Redução Tarifária, foram emitidos na Área Metropolitana do Porto (AMP) 9.964 títulos, 5.516 no mês de setembro e 4.448 até sexta-feira.
Como a Lusa noticiou na segunda-feira, o município do Porto é aquele que concentra o maior número deste tipo de títulos, com um total de 1.317, no conjunto dos meses de setembro e outubro.
Contudo, e mais de um mês e meio após a entrada em vigor do passe Sub13, há ainda cinco dos 17 municípios da AMP em que não foi emitido qualquer título.
É o caso dos concelhos de Arouca, Trofa, Póvoa de Varzim, São João da Madeira e Vale de Cambra, que até sexta-feira - e de acordo com os dados fornecidos à Lusa pela AMP - não contabilizavam a emissão de nenhum passe Sub13, título de transporte gratuito para as crianças entre os 4 e os 12 anos.
Também nos municípios de Espinho (1), Santa Maria da Feira (1), Santo Tirso (7), Oliveira de Azeméis (21) e Vila do Conde (24) o número destes passes emitidos é quase residual, pese embora a medida tenha entrado em vigor em toda a região no início de setembro.
Já nos municípios de Vila Nova de Gaia foram emitidos 1.270 títulos e em Matosinhos 781.
Seguem-se os concelhos de Gondomar (356), Maia (219), Valongo (217) e Paredes (201), onde número de passes Sub13 não chega, mesmo somados, aos mil.
No início de setembro, a AMP reconhecia os "atrasos" nos pedidos de emissão deste título, garantindo, à data, estar "a colaborar de forma a agilizar todo o processo e minimizar eventuais problemas para a população".
Na altura, aquela entidade acrescentava que, nos casos em que não fosse possível a aplicação deste procedimento, a emissão dos passes Sub13 seria efetuada da forma habitual, através dos pontos de venda Andante a partir de 15 de outubro.
Mais de 2.300 jovens entre os 13 e 15 anos com passe gratuito no Porto
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.