Sábado – Pense por si

Livre: eleição de Paupério “bate na trave” e Tavares fala em “noite triste”

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 10 de junho de 2024 às 07:00

O Livre duplicou a percentagem dos votos face às últimas europeias, mas falhou a eleição do seu primeiro eurodeputado. Rui Tavares admitiu a responsabilidade pelo resultado e falou em reflexão interna. Francisco Paupério discursou sobre o futuro do partido, sem referir o nome do líder.

Eram quase 23h15 e os militantes do Livre assistiam à noite eleitoral pelos canais de televisão projetados no ecrã gigante, quando um dos apresentadores na TV deu como ainda possível a eleição de Francisco Paupério, animando brevemente a sala do Tetaro da Luz, em Lisboa. O jornalista, contudo, enganara-se nas contas e somara um deputado a menos – e, logo, voltou o manto de silêncio que até então dominara o ambiente. O partido arrancou a noite com otimismo contido sobre as possibilidades de eleger o seu primeiro eurodeputado, mas acabou por falhar por pouco esse objetivo. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.