Sábado – Pense por si

Listas atualizadas dão médico de família a dez mil por mês

SÁBADO
SÁBADO 26 de abril de 2023 às 09:08
As mais lidas

Contas da Administração Central do Sistema de Saúde cortam quem não interaja com os centros de saúde há mais de cinco anos.

Por mês, a dez mil pessoas tem sido atribuída uma equipa de saúde familiar - composta por um médico e por um enfermeiro - graças às atualizações das listas de utentes dos cuidados de saúde primários. 

De acordo com o Jornal de Notícias, são retiradas as pessoas que não interagem com centros de saúde há mais de cinco anos e que não têm um médico de família atribuído. Porém, estas podem sempre pedir para serem inscritas. 

Segundo a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), as listas são atualizadas regularmente tendo em conta também os nascimentos, mortes e mudanças de morada. Em Portugal, estima-se que mais de 1,6 milhões de pessoas registadas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) não tenham médico de família. 

Sábado
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.