NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Actividades incidirão na gestão integrada da floresta e dos fogos.
O Laboratório Colaborativo (CoLAB) ForestWISE, cujas actividades incidirão na gestão integrada da floresta e dos fogos, iniciará funções em Abril, disse o presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), José Manuel Mendonça.
O presidente do conselho de administração do INESC TEC falava à agência Lusa à margem do 'workshop' "Gestão e Governança de Incêndios Rurais", que decorre hoje no instituto, no Porto, e que surge no âmbito das actividades de lançamento do ForestWISE.
Este Laboratório Colaborativo, cuja candidatura contou com José Manuel Mendonça e com administrador do INESC TEC, João Claro, vai debruçar-se sobre temas como a gestão integrada da floresta, dos recursos florestais e dos fogos, a minimização de riscos, os impactos de diferentes ameaças e os novos conceitos de negócio e serviços para o sector florestal.
O ForestWISE terá "duas grandes áreas de intervenção: uma a curto e médio prazo, que passa pela prevenção, gestão e combate dos fogos rurais, e outra a médio e longo prazo, referente à gestão da floresta. São duas agendas interligadas", indicou o também professor do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Este CoLAB surgiu na sequência dos problemas que o país tem enfrentado no desenvolvimento e gestão das áreas rurais, agravados pelas alterações climáticas, com consequências ao nível dos fogos, referiu.
"Em Portugal, as competências nas áreas da floresta e dos fogos estão fragmentadas por muitos grupos de investigação, de várias universidades e institutos. Com o ForestWISE vai ser possível criar massa crítica e projectos que agreguem as várias competências, com dimensão, e que sirvam os propósitos do interesse privado e público nestas áreas", disse.
No laboratório colaborativo estará presente "praticamente toda a competência nacional de investigação nas áreas da floresta e dos fogos", acrescentou.
Através do trabalho desenvolvido no ForestWISE, José Manuel Mendonça espera que daqui a cinco anos questões sobre a prevenção, a gestão e o combate aos fogos "deixem de ser tão importantes como agora", o que seria "bom sinal".
Além do INESC TEC, que liderou a candidatura à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a comissão instaladora do ForestWISE conta com instituições e empresas.
Os Laboratórios Colaborativos são promovidos pelo Governo para estimular a criação de emprego qualificado gerador de valor económico e social em Portugal, através da investigação e inovação, juntando empresas, universidades e centros científicos e respondendo, assim, ao desafio da densificação do território nacional em termos de actividades baseadas em conhecimento.
Laboratório para gestão da floresta e dos fogos arranca em Abril
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Recordamos a vida e os feitos do Rei, em cujo reinado se chegou à Índia e ao Brasil. E ainda: o diálogo Chega-PSD e as histórias das pessoas que têm hobbies extremos.