Sábado – Pense por si

José Tolentino de Mendonça vai ser bibliotecário do Vaticano

26 de junho de 2018 às 12:47
As mais lidas

Vice-reitor da Universidade Católica vai substituir Jean-Louis Bruguès como arquivista e bibliotecário do Vaticano, a mais antiga biblioteca do mundo.

O vice-reitor da Universidade Católica e director da Faculdade de Teologia, José Tolentino de Mendonça, foi indigitado como arquivista e bibliotecário do Vaticano, passando a tutelar a mais antiga biblioteca do mundo, foi esta terça-feira anunciado.

José Tolentino de Mendonça vai substituir Jean-Louis Bruguès, que assumiu o cargo em 2012.

Considerando o convite do papa como "uma grande honra para a Igreja portuguesa, para Portugal e para a Universidade Católica", a reitoria da universidade lembra, em comunicado, que Tolentino de Mendonça tinha assumido o pelouro das relações culturais e bibliotecas da Católica nas últimas duas equipas reitorais.

José Tolentino de Mendonça "contribuiu para tornar a actividade artística um eixo central da acção da Universidade Católica, incentivando um diálogo renovado e fecundo com a sociedade através da sua intervenção cultural e literária", refere a universidade.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.