NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses critica inspectores da Protecção Civil, que acusa de não justificarem os salários.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, criticou os inspectores da Autoridade Nacional de Protecção Civil desafiando-os a responsabilizarem-se pelas refeições dos bombeiros para justificarem os seus salários.
"Seria uma belíssima experiência para a ANPC e nós propomos que esta responsabilidade [fornecer refeições aos bombeiros durante os incêndios] deixe de pertencer aos bombeiros portugueses" defendeu Jaime Marta Soares, lembrando que os corpos de bombeiros "não têm restaurantes, não têmcaterings"
Os bombeiros, disse o presidente da Liga, "têm que fazer outras coisas ao mesmo tempo que confeccionam as refeições, que as entregam e que põem as facturas em ordem", pelo que, sugeriu, "que o faça a ANPC, era uma boa prestação de serviços ao País".
O mesmo "em relação aos combustíveis", acrescentou, considerando ser "a forma de se aproveitar a reciclagem dos senhores inspectores da ANPC" que assim, "eram úteis e justificavam o salário" que, de outra forma, o presidente da liga duvida "que mereçam aquilo que ganham".
Jaime Marta Soares falava nas Caldas da Rainha, onde este sábado tomou posse para um terceiro mandato à frente da LPB, numa cerimónia em que foram recorrentes as críticas à ANPC e à comissão técnica de avaliação dos incêndios, com cujas conclusões discorda.
Sobretudo por "injustiças" que atribuiu às duas entidades e que o levaram também a, na tomada de posse, deixar "uma palavra de solidariedade" a Augusto Arnaut, comandante dos bombeiros de Pedrógão Grande, que a 12 de Dezembro último, foi constituído arguido na sequência dos incêndios naquele concelho, depois de ter sido ouvido pelo Ministério Público no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Leiria.
Convicto da inocência do comandante, Marta Soares apelou a que "se faça justiça" e a que a ANPC "apure a verdade" e esclareça a actuação do bombeiro que, sublinhou, "fez aquilo que tinha que ser feito".
Jaime Marta Soares foi hoje empossado depois de reeleito a 28 de Outubro para o terceiro mandato consecutivo para o quadriénio 2018/2021, com 77,5% dos votos, enquanto o seu opositor, o comandante José Barreira Abrantes, obteve 22,5%.
Jaime Marta Soares desafia a ANPC a fornecer refeições aos bombeiros
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.