Bombeiros ainda não receberam despesas extraordinárias dos fogos deste ano
A Proteção Civil disse que espera fazer estes pagamentos com "a maior brevidade possível".
A Proteção Civil disse que espera fazer estes pagamentos com "a maior brevidade possível".
Rui Rocha defende que o Governo "deve fazer a preparação de um conjunto de políticas", no que diz respeito a "prevenção, organização do território, de valorização da floresta e da responsabilidade coletiva."
O despiste do veículo desta corporação alentejana aconteceu na quarta-feira à noite, na estrada municipal que liga Boavista dos Pinheiros a Saboia, em Odemira, deixando cinco bombeiros feridos, entre os 37 e os 43 anos, dos quais quatro graves e um ligeiro. Um deles acabou por morrer.
Por todo o País, há ambulâncias dos bombeiros voluntários a prestar serviço ao INEM sem a formação exigida. “Estamos a pôr em risco milhares de vidas”, diz à SÁBADO um responsável.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.precisou ainda que "só os hospitais de Coimbra devem aos bombeiros 2,5 milhões de euros".
Após oito semanas de reuniões, foi alcançado um acordo que ainda terá de ser aprovado pelo novo Governo, que tomará posse em 2 de abril.
Os hospitais podem ter de pagar €300 pela retenção de uma maca por sete horas. O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses justifica esta medida com a incapacidade que os bombeiros estão a ter de responder a todos os pedidos por terem os seus materiais retidos.
Newsletter
Liga dos Bombeiros diz que é preciso pensar na floresta "não na ótica da rentabilidade mas na do ambiente" e lamenta "não ser ouvida". Defende que "os bombeiros têm de ser coordenados por bombeiros" e, por isso, pedem a aprovação de um Comando Nacional.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses fala da seca e dos seus efeitos nos incêndios florestais: as chamas estão mais fortes e os combatentes vêm de longe. Às vezes demoram sete horas a chegar ao local.
Nas últimas semanas Portugal assistiu a dezenas de incêndios a deflagrar de norte a sul. Num país em que muitos dos bombeiros são voluntários, a SÁBADO quis conhecer três jovens que dedicam a vida a salvar os outros.
O encerramento de unidades hospitalares por falta de profissionais de saúde afeta o transporte de pacientes. Há relatos de pessoas que esperam horas nos hospitais depois de terem alta.
"Uma coisa é a GNR com os seus homens e mulheres que merecem o nosso respeito e a nossa admiração pelo trabalho que fazem em prol da segurança do país. Outra coisa completamente diferente é para o mesmo local ou para uma circunstância de concorrência entre duas entidades que deviam ser complementares", disse António Nunes, em entrevista à agência Lusa.
António Nunes, antigo inspetor-geral da ASAE foi eleito a 30 de outubro de 2021.
Jaime Marta Soares, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, disse ter ficado "surpreendido" e "preocupado" com a notícia sobre a vacinação.
Marta Soares avançou que há neste momento "cerca de 400 bombeiros infetados com a covid-19" e que "as coisas estão a desenvolver-se bem na parte da saúde dos bombeiros".