Sábado – Pense por si

Investigação SÁBADO. A nova avenida, a casa e o jardim de Rui Moreira

Cláudia Rosenbusch
Cláudia Rosenbusch 09 de junho de 2023 às 08:00

A Via Nun’Álvares, prevista há mais de 100 anos, vai avançar. O traçado agora proposto salva parte do terreno da casa e também do jardim arrendado pelo presidente da Câmara do Porto. O autarca votou o projeto, não pediu escusa e diz que o que fez não o favorece, mas pode arriscar perda de mandato. E a companheira tem novos negócios imobiliários.

Quando a 11 de abril deste ano a Câmara Municipal do Porto aprovou por unanimidade a delimitação das três unidades de execução que constituem a Unidade Operativa de Planeamento de Gestão [UOPG1] da futura Via Nun’Álvares e a sua passagem à discussão pública, o presidente da autarquia, Rui Moreira, não escondeu a satisfação: “Está, então, aprovado por unanimidade o que também me agrada especialmente porque este é um projeto tão antigo que precisa mesmo de andar para a frente.” É mesmo um projeto antigo, é até referido em documentos com mais de 100 anos, mas nunca avançou.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro