Sábado – Pense por si

Incêndios: Governo duplicou o número de GIPS da GNR

O número de GIPS passou dos 500 existentes em 2017 para os actuais mil operacionais espalhados actualmente por todo o país.

O secretário de Estado das Autarquias Locais afirmou esta quinta-feira que o número de GIPS, da GNR, duplicou, passando dos 500 existentes em 2017 para os actuais mil operacionais espalhados actualmente por todo o país.

"Estamos a falar neste momento em mil operacionais, quando no ano passado tínhamos 500 operacionais (GIPS - Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro)]. Este ano conseguiu-se duplicar e ao duplicar o número de pessoas, duplicamos a especialização e a capacidade de resposta", explicou o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

O governante, que falava durante a inauguração da Base Permanente do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS-GNR), situada em Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, realçou o "grande esforço" feito pelo Governo para duplicar o número de GIPS, cuja presença cobre todo o país, de norte a sul.

"Houve um grande esforço do Governo, por um lado, em duplicar o esforço de GIPS ao longo do país, porque sabemos que isto [incêndios florestais] só poderá ser atacado com pessoas especializadas e que estejam prontas, em qualquer hora ou dia, a entrar em actividade e que tenham muita competência", sublinhou.

Carlos Miguel explicou ainda que se cabe ao Governo mobilizar as pessoas, coube às autarquias poderem participar com instalações físicas como as de Proença-a-Nova, numa repartição de esforços com um fim comum, isto é, a defesa e preservação dos bens das pessoas e do património que é comum a todos os portugueses.

"Os operacionais estão espalhados por todo o país, de norte a sul, com mais incidência nas zonas de maior risco e perigosidade como é o caso do Pinhal Interior, apesar de todos os municípios de todo o país têm cobertura do GIPS, embora não possamos ter unidades sediadas em cada um dos 308 municípios" sustentou.

Já o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, explicou que o município investiu 65 mil euros para criar as condições para acolher os 18 militares do GIPS que vão ficar em permanência naquele concelho, sendo que o seu raio de ação estende-se ainda à Sertã, Oleiros e Vila de Rei.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.