Sábado – Pense por si

Incêndios: Fogos levam ao corte de estradas em Santarém, Porto e Viseu

18 de julho de 2020 às 21:20
As mais lidas

O incêndio de Valongo começou na sexta-feira e foi dado como dominado, mas hoje reativou e é um dos que inspira maiores cuidados.

Os incêndios que hoje deflagraram no país obrigaram ao corte do IC9, em Ourém, distrito de Santarém, e da A41 em Valongo, distrito do Porto, disse à Lusa o comandante da Proteção Civil Pedro Araújo.

Também o incêndio que decorre em Bodiosa, distrito de Viseu, com duas frentes ativas, levou ao corte da estrada nacional 16, disse o responsável.

O incêndio de Valongo começou na sexta-feira e foi dado como dominado, mas hoje reativou e é um dos que inspira maiores cuidados.

Segundo o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), os incêndios que hoje deflagraram no norte e centro do país (128 até às 18:30) afetaram especialmente os distritos do Porto, Braga e Aveiro e obrigaram também ao corte de diversas outras estradas municipais e arruamentos.

Questionado pela Lusa sobre se todas as estradas já estão transitáveis, o responsável disse que não podia precisar, visto que é sempre necessário limpar as vias e que esse processo pode demorar algum tempo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.