Sábado – Pense por si

Incêndios: Fogo em Abrantes combatido por 180 operacionais e 10 meios aéreos

03 de agosto de 2020 às 19:09
As mais lidas

"O incêndio está a lavrar com forte intensidade, em zona de eucaliptal e pinhal, e com muito vento no local", afirma fonte do CDOS.

Cento e oitenta operacionais, apoiados por 10 meios aéreos, estão a combater um incêndio florestal que lavra com "forte intensidade" desde as 17:35 em Esteveira, concelho de Abrantes, com muito vento a sentir-se no local, segundo a Proteção Civil.

"O incêndio está a lavrar com forte intensidade, em zona de eucaliptal e pinhal, e com muito vento no local", disse à Lusa, cerca das 18:35, disse o comandante Jorge Gama, do Comando Distrital da Proteção Civil (CDOS) de Santarém, tendo realçado os "difíceis acessos" e a "importante presença de 10 meios aéreos" no combate às chamas naquela localidade da União de Freguesias de São Facundo e Vale das Mós.

Segundo a mesma fonte, "houve várias casas em perigo, que estavam próximas das chamas, mas as habitações foram defendidas e o incêndio passou perto sem causar quaisquer danos humanos ou patrimoniais".

O comandante de serviço à sala de operações disse ainda que o incêndio lavra agora em zona de mato, eucaliptal e pinhal, sem habitações por perto, e que a frente de fogo "começa a ceder" aos meios aéreos e no terreno.

Cerca das 18:40, segundo a página da Proteção Civil, estavam a combater o incêndio em Esteveira, Abrantes, 180 operacionais, apoiados por 45 viaturas e 10 meios aéreos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Sinais do tempo na Justiça

A maioria dos magistrados não dispõe de apoio psicológico adequado, o que resulta em inúmeros casos de burnout. Se esta estratégia persistir, a magistratura especializada comprometerá a qualidade do trabalho, sobretudo na área da violência doméstica.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.