Fogo no Sabugal foi dado como dominado, assim como duas de quatro frentes em Sernancelhe. Combate ao incêndio no Fundão está a “evoluir favoravelmente” e fogo em Alijó já entrou em fase de resolução.
Naquele que a Proteção Civil descreveu como um dos dias "mais complicados" em termos de incêndios, com muitos e ao mesmo tempo, a noite veio ajudar e estão quase todos em fase de resolução. Até às 19h30 tinham sido contabilizados 113 incêndios – 15 deles ativos - que mobilizaram quase 5 mil operacionais.
Fogo dominado no Sabugal
À Lusa, fonte da Proteção Civil apontou que o incêndio que deflagrou na quinta-feira numa zona de mato em Santo Estêvão e Moita, no concelho do Sabugal, já foi dominado.
"O incêndio foi dominado e encontra-se em fase de resolução", informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda.
O incêndio foi dominado por volta das 04:30 e uma hora mais tarde encontravam-se ainda no local 263 operacionais, apoiados por 78 viaturas.
Duas de quatro frentes dominadas em Sernancelhe
O incêndio que deflagrou às 12:02 de quinta-feira em Sernancelhe (Viseu), e chegou a ter quatro frentes ativas, tinha pelas 05:15 de hoje duas frentes dominadas, disse à Lusa fonte da proteção civil.
"Duas frentes estão dominadas", informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu.
Uma das frentes que continuam ativas tem "aproximadamente três quilómetros", permanecendo no terreno 380 operacionais, apoiados por 120 meios de combate, de acordo com a mesma fonte.
Por volta da meia-noite de hoje, o presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, disse à Lusa que havia "uma frente que caminha de forma descontrolada para o município vizinho de Aguiar da Beira".
Em novo balanço às 05.15 de hoje, o CDOS informou que essa frente continua ativa, "mas não de forma descontrolada".
Durante a tarde de quinta-feira, este incêndio obrigou ao corte da Estrada Nacional 226, que às 05:30 ainda continuava interdita ao trânsito, disse à Lusa fonte da GNR.
Combate ao fogo no Fundão a "evoluir muito favoravelmente"
O combate ao incêndio que lavra desde a tarde de quinta-feira em Bogas de Baixo, no Fundão, está a "evoluir muito favoravelmente", disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco.
"Todos os setores estão a evoluir muito favoravelmente", informou a mesma fonte, referindo-se às duas frentes ativas que os bombeiros procuram dominar.
Não há feridos a registar nem povoações em risco, assegurou.
A mesma fonte acrescentou ainda que ao início da manhã o contingente de combate ao incêndio será reforçado com meios aéreos.
O incêndio estava pelas 05:20 a ser combatido por 438 operacionais, apoiados por 137 viaturas.
O fogo, que está a lavrar desde as 13:58 em povoamento florestal, obrigou à evacuação da praia fluvial de Janeiro de Baixo, que "na ocasião tinha cerca de 70 pessoas", uma medida preventiva, explicou o comandante distrital de operações de socorro de Castelo Branco.
Neste incêndio, uma operacional dos Bombeiros Voluntários do Fundão sofreu ferimentos ligeiros.
Incêndio em Alijó entrou em fase de resolução
O incêndio que deflagrou na quinta-feira em Alijó entrou em fase de resolução pelas 06:00 de hoje, segundo fonte do comando distrital de operações de socorro de Vila Real.
O alerta foi dado pelas 12:00 de quinta-feira e o fogo teve início perto da zona industrial de Alijó.
Durante a tarde o fogo esteve quase controlado, no entanto devido ao vento forte sofreu uma reativação forte e partiu-se em várias frentes.
Segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 08:00 estavam mobilizados para este fogo 174 operacionais e 53 viaturas.
O distrito de Vila Real está em estado de alerta especial de nível vermelho.
Incêndios: "Dia complicado" obrigou a noite de trabalhos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.