
Reportagem. Os dias de Seguro ao sol em Porto Covo
Se perder a corrida para Belém sai de cena; um chumbo do OE não é queda de Governo pela certa e quer primar pela discrição: os projetos que o candidato faz enquanto vai a banhos.
Se perder a corrida para Belém sai de cena; um chumbo do OE não é queda de Governo pela certa e quer primar pela discrição: os projetos que o candidato faz enquanto vai a banhos.
Fogo destruiu 64.451 hectares.
Às 02h30 o fogo estava a ser combatido por 838 operacionais.
Homem tinha 75% da área corporal queimada.
O psicólogo Tiago Pimentel alerta para o impacto dos incêndios na população. Revelou que o cenário de catástrofe pode gerar um impacto psicológico compatível com quadros de ansiedade extrema, angústia e, em alguns estados, reações de choque com manifestações extremas como "desmaios".
Fogo em Arganil, no distrito de Coimbra, e que lavra desde o dia 13, é o que continua a mobilizar mais meios. Incêndios em Sátão e Sabugal já estão em resolução.
Incêndio que começou em Trancoso e que entrou em resolução apresenta uma área ardida de 49.324 hectares, já o fogo que começou em Arganil e que continua ativo, consumiu, pelo menos, 47.432 hectares.
Fogo de Arganil, que já atingiu três concelhos, mobilizava o maior número de meios, de acordo com a Proteção Civil.
Comeaçaram a atuar de manhã e às 18h30 ainda se mantinham em operação.
Declarações foram feitas em entrevista aos jornalistas.
Ferido que se encontra em estado grave foi transportado para o Hospital de São João, no Porto.
Já ardeu, só este ano, 2,35% do território, ou seja, 216.214 hectares. Em segundo lugar, mas distante, surge a Grécia, com 0,38% da sua área ardida.
Os incêndios provocaram até agora dois mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, na maioria sem gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.
Os incêndios que mais preocupam são do Piódão (que está a atingir a Covilhã), de Poiares de Freixo de Espada à Cinta (Bragança), do Sabugal, distrito da Guarda, do concelho de Tarouca e o do concelho de Mirandela (Bragança).
Os fogos continuam a fustigar o concelho raiano do distrito da Guarda, mas em pontos opostos, o que também dificulta a resposta aos focos de incêndio.