De acordo com informação oficial da bancada do PSD, votaram os 89 deputados do grupo: 76 votaram sim, 12 em branco e um votou nulo.
Hugo Soares, que era candidato único, sucede na liderança da bancada social-democrata a Luís Montenegro, que já não se podia recandidatar por ter atingido o limite de três mandatos.
Luís Montenegro exerceu funções de líder parlamentar do PSD desde Junho de 2011, quando foi eleito com 86% dos votos, tendo sido sucessivamente reeleito em Outubro de 2013, com 87% dos votos, e em Novembro de 2015 com quase 98% dos votos, sempre sem oposição.
Hugo Soares prometeu hoje que a bancada social-democrata continuará a fazer "uma oposição de combate", mas sobretudo construtiva, para demonstrar "que há alternativas". "Este grupo parlamentar continuará a apresentar um projecto alternativo ao país e vamos continuar a denunciar aquilo que é um primeiro-ministro que foi uma ilusão e é hoje um chefe de governo de desilusão", afirmou.
Hugo Soares terá doze vice-presidentes: José Cesário e Margarida Mano são as novidades em relação à anterior direcção parlamentar, que se juntam aos já 'vices' António Leitão Amaro, Carlos Abreu Amorim, Miguel Santos, Adão Silva, Amadeu Albergaria, Luís Leite Ramos, Sérgio Azevedo, Berta Cabral, Nuno Serra e Miguel Morgado.
Foram eleitos secretários da direcção Pedro Pimpão, Ângela Guerra (ambos transitam da anterior direcção) e Clara Marques Mendes.
Hugo Alexandre Lopes Soares, 34 anos, é vice-presidente da bancada desde outubro de 2013. Advogado, ex-líder da JSD, foi eleito deputado por Braga pela primeira vez em 2011.