Sábado – Pense por si

Hot Clube. Quem é o pianista acusado de assédio?

Raquel Lito
Raquel Lito 27 de novembro de 2024 às 23:00

João Pedro Coelho é alvo de 50 denúncias de alegados abusos a mulheres que abordava nas redes sociais. No meio profissional, era afável e discreto: não falava da vida afetiva. Começou a tocar piano aos 8 anos, fez o Conservatório, uma licenciatura em Jazz e prosseguiu os estudos em Amesterdão. Nas últimas semanas, cancelou espetáculos devido ao escândalo.

No ano em que o movimento #MeToo trazia à tona os escândalos sexuais do produtor de cinema Harvey Weinstein, Sara (nome fictício) tinha 16 anos e a ilusão de que no meio musical português isso não existia. Em 2017, a adolescente estudava música na Escola Profissional da Metropolitana, em Alcântara, Lisboa, paredes-meias com a academia de jazz Hot Clube e recorda-se de João Pedro Coelho (JPC) – atualmente alvo de 50 denúncias por alegados abusos, a primeira da DJ Liliana Cunha, a 4 de novembro, publicada no Instagram e que desencadeou as restantes na mesma rede social e num canal criado pela própria e pela cantora Maia Balduz (testemunhasdamusica@proton.me).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.