Segundo a advogada, "o exame nunca foi possível em vida porque o senhor escusou-se sempre fazer o teste, ora alegando estar doente ou porque não recebia notificação".
Um homem de 55 anos de Vila de Punhe, Viana do Castelo, conseguiu provar apaternidadeapós a morte do progenitor, em dezembro, e vai agora requerer o averbamento do exame pericial ao registo nascimento, disse a advogada esta segunda-feira.
Em declarações à agênciaLusa, a advogada do homem, que é emigrante em França, explicou ter sido notificada, na sexta-feira, pelo tribunal de família e menores deViana do Castelo, do resultado "positivo" do exame pericial realizado pelo Instituto de Medicina Legal (IML) do Porto.
"No relatório é afirmado que a probabilidade do idoso de 92 anos ser pai do meu cliente é de 99,9%", especificou a autora do processo de investigação de paternidade "intentado há mais de um ano e concretizado, em dezembro, após a morte do idoso e na sequência de um requerimento apresentado ao tribunal para a realização de um exame ao cadáver.
"O exame nunca foi possível em vida porque o senhor escusou-se sempre fazer o teste, ora alegando estar doente ou porque não recebia notificação. Ao ter conhecimento do anúncio do falecimento numa agência funerária requeri ao tribunal a recolha de uma amostra que foi realizada pela Polícia Judiciária (PJ) de Braga e enviada para o IML do Porto", explicou.
A advogada adiantou que o pai do seu cliente "tem outras duas filhas", ambas empresárias em Viana do Castelo e adiantou que irá solicitar ao tribunal o averbamento do exame pericial ao registo nascimento.
"Agora vamos discutir um conjunto de coisas, pois ele é filho do senhor e tem direito ao nome e à herança que deixou, tal como as outras duas filhas", sustentou.
Homem de 55 anos consegue provar paternidade após morte do progenitor
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.