O autarca apontou que o granizo "caiu durante cerca de 30 minutos" e que as "pedras eram de grande dimensão". Veja o vídeo.
Uma intensa queda de granizo provocou "elevados prejuízos" em vinhas da freguesia de Carrazedo de Montenegro, concelho de Valpaços, disse à agência Lusa o presidente da junta de freguesia.
António Jesus da Costa referiu que o mau tempo que se verificou por volta das 19:00 de terça-feira, com muito granizo e chuva, provocou, em pleno mês de agosto, "bastantes prejuízos" em vinhas de algumas aldeias desta zona do concelho de Valpaços, distrito de Vila Real.
O autarca apontou que o granizo "caiu durante cerca de 30 minutos" e que as "pedras eram de grande dimensão".
António Jesus da Costa contou que lhe foram relatados estragos por parte de viticultores e que, durante a manhã, vai ser feito um levantamento da situação.
O mau tempo verificou-se a poucas semanas do início da vindima neste território e, para além das vinhas, afetou ainda hortas e pomares.
Esta é ainda uma zona de produção de castanha, mas, segundo o autarca, para já ainda não lhe foram apontados prejuízos nesta cultura.
O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real disse à Lusa que a chuva forte e o granizo de terça-feira provocaram 17 ocorrências, nos concelhos de Chaves e Valpaços (Carrazedo de Montenegro) relacionadas com inundações, principalmente em garagens e caves, e quedas de árvores.
Na cidade de Chaves, o mau tempo provocou ainda inundações em estradas que se registaram, sobretudo, nas freguesias citadinas, em Santa Maria Maior e Santa Cruz Trindade e Sanjurge.
Granizo provocou estragos em vinhas de Carrazedo de Montenegro
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Importa que o Governo dê agora um sinal claro, concreto e visível, de que avançará rapidamente com um modelo de assessoria sólido, estável e devidamente dimensionado, para todos os tribunais portugueses, em ambas as jurisdições.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.