A proposta do Governo está a ser avaliada pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
O Governo quer que os alunos comcovid-19ou em isolamento que façam as provas de acesso ao ensino superior na 2.º fase se possam candidatar à 1.º fase do concurso de acesso.
A proposta do Governo está a ser avaliada pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), anunciou hoje o secretário de Estado Adjunto da Educação, João Costa, durante a comissão de educação que está a decorrer no parlamento.
"Em articulação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) está para deliberação, pela CNAES, uma proposta do Governo para que os alunos em situação de contaminação ou de quarentena possam realizar (as provas) na 2.º fase e serem candidatos à 1.º fase do concurso nacional de acesso", explicou João Costa.
Durante o debate, alguns deputados criticaram a publicação dos 'rankings' das escolas baseados nas notas de exames que o ministro da Educação explicou ser uma decisão dos órgãos de comunicação social.
O ministro Tiago Brandão Rodrigues recordou que o Ministério é obrigado a divulgar tabelas com as notas dos alunos nos exames nacionais e que depois são os órgãos de comunicação social que fazem a seriação de escolas, com base em critérios definidos pelos próprios media.
João Costa reafirmou que o Ministério não tem qualquer obsessão com os exames nacionais, lembrando que "este ano só se realizam provas de ingresso para o ensino superior e não exames nacionais para todos os alunos".
A primeira fase dos exames nacionais vai avaliar cerca de 151 mil alunos e as primeiras provas arrancam na próxima semana.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 505.500 mortos e infetou mais de 10,32 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.576 pessoas das 42.141 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Governo quer que alunos infetados ou em isolamento façam provas na 2.º fase mas concorram à 1.º
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"