Sábado – Pense por si

Governo português lamenta morte de militares franceses no Burkina Faso

Ministério dos Negócios Estrangeiros manifestou solidariedade com França, elogiando o "empenho das forças armadas no combate ao terrorismo na região do Sahel", no norte do Burkina Faso.

O Governo português lamentou este sábado a morte de dois militares franceses na sexta-feira no Burkina Faso, durante uma operação que permitiu libertar quatro reféns.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros manifestou solidariedade com França, elogiando o "empenho das forças armadas no combate ao terrorismo na região do Sahel", no norte do Burkina Faso.

Os dois militares franceses, do Comando de Operações Especiais, morreram durante uma operação realizada entre quinta e sexta-feira, que permitiu resgatar quatro reféns no Burkina Faso: Dois franceses, um norte-americano e outro sul-coreano.

Os dois franceses tinham sido sequestrados no passado dia 1 enquanto estavam numa residência turística no Benim e alegadamente iriam ser entregues pelos raptores às principais coligações de milícias presentes no Mali, filiadas na Al-Qaeda e no grupo extremista Estado Islâmico.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro