António Costa explicou que a ministra da Cultura, Graça Fonseca, enviou uma carta aos dois representantes do Estado no conselho de administração da Casa da Música "pedindo informações sobre essa realidade".
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que a ministra da Cultura pediu, esta quarta-feira, "informações" sobre o que está a passar-se naCasa da Música, no Porto, onde funcionários com vínculo precário foram dispensados.
A questão foi levantada pelo deputado do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) José Luís Ferreira no debate quinzenal, no parlamento, que perguntou a António Costa sobre o caso dos funcionários dispensados.
"Recentemente, trabalhadores com vínculo precário na Casa da Música protestaram com toda a legitimidade na defesa dos seus direitos, mas após o protesto foram dispensados", afirmou José Luís Ferreira, que depois perguntou se tinha conhecimento de alguma intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).
Na resposta, o chefe do executivo afirmou que a ministra da Cultura, Graça Fonseca, enviou hoje uma carta aos dois representantes do Estado no conselho de administração da Casa da Música "pedindo informações sobre essa realidade".
Ainda em matéria laboral, o PEV questionou ainda o chefe do executivo sobre os trabalhadores com vínculos precários na RTP que ainda não foram integrados, numa altura em que Governo e RTP fazem um "ping-pong" quanto às responsabilidades. "E enquanto andamos neste ping-pong os trabalhadores continuam com as suas vidas suspensas", afirmou José Luís Ferreira.
António Costa, mais uma vez, respondeu com números, dizendo que quanto aos trabalhadores em precariedade não resolvidos RTP-Porto "há 43 casos pendentes, dos quais 39 já têm a aprovação de todos os membros do governo" com necessidade de intervir, havendo ainda "quatro que aguardam avaliação final do Ministério das Finanças".
Governo pede "informações" sobre precários dispensados na Casa da Música
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.