Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, nomeou para seu assessor de desenvolvimento desportivo o paranadador David Realista Grachat, ex-vice-campeão do mundo de natação adaptada.
O Governo nomeou o atleta paralímpico de natação David Realista Grachat para assessorar o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias.
Paulo Calado / Record
Segundo o despacho de nomeação, o paranadador, especializado nos 400 metros livres, onde já venceu medalhas de prata em competições mundiais e europeias, foi escolhido como "técnico especialista na área de desenvolvimento desportivo".
Com quatro Jogos Paralímpicos no currículo, 2008 em Pequim, 2012 em Londres, 2016 no Rio de Janeiro e 2021 em Tóquio, Grachat foi vice-campeão do mundo. Em 2017, nos Mundiais de natação adaptada na Cidade do México, o atleta da GesLoures alcançou a prata nos 400 metros livres em natação adaptada. E chegou a quebrar recordes: nos Jogos Paralímpicos de Londres, bateu o recorde nacional dos 400 metros livres da altura, com 4:21.94 na final, mas ficou em sexto. No geral, venceu sete medalhas em campeonatos do mundo e da Europa e bateu três recordes europeus.
Agora, Grachat, de 37 anos, assumiu um novo desafio: um gabinete ministerial — contudo, não é a sua estreia junto da ação política. Licenciado em Desporto e Educação Física pelo Instituto Superior de Ciências Educativas, com especializações em empreendedorismo e desenvolvimento no negócio, Grachat trabalhava desde 2023 no Departamento de Desporto e Atividade Física da Câmara Municipal de Cascais, liderada pelo PSD, como técnico superior.
Antes, foi assistente técnico da Câmara Municipal de Sintra, igualmente no departamento desportivo da autarquia. O atleta, um dos maiores nomes da classe S9 (nadadores com ausência de membros, falta de coordenação motora de baixo grau nos braços e nas pernas ou incapacidade física de alto grau em uma das pernas), estará agora no centro do poder Executivo, no Ministério dos Assuntos Parlamentares.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.