Sábado – Pense por si

Ministra: Dia 1 será decidida segunda fase de desconfinamento

A Assembleia da República aprovou no dia 25 o 14.º estado de emergência desde que Portugal vive a pandemia de covid-19.

Ao Minuto Atualizado 26 mar 2021
26 mar 2021 26 de março de 2021 às 11:16

Testagem em massa começa em concelhos com mais casos

Testagem vai começar por concelhos com mais de 120 casos por 100 mil habitantes. "Prioridade é controlar os casos nos concelhos onde os valores são acima de 120", decretou a ministra que acrescentou que a capacidade de testagem será depois alargada.

26 mar 2021 26 de março de 2021 às 11:14

Desconfinamento: "Não avançar é muito diferente de recuar"

"Só uma evolução de dados muito significativa obrigaria a recuar no plano de desconfinamento", afirmou a minsitra, dizendo que "não avançar é muito diferente de recuar".

Vieira da Silva diz que a nova norma sobre teletrabalho diz que até ao final do ano se manterá a moldura de teletrabalho obrigatório sempre que possível.

Sobre a vacinação, lembrou que já um milhão de pessoas recebeu uma dose e meio milhão de pessoas recebeu duas doses. "A nossa perspetiva é qeu há medida que as vacinas cheguem continuemos com o plano e que continuemos limitados só pela chegada das vacinas e não pela nossa capacidade de administração de vacinas", reforçou.

26 mar 2021 26 de março de 2021 às 11:10

"Se definíssemos hoje as regras de dia 5, podíamos manter a abertura"

"Se tivessemos que definir hoje as regras de dia 5, podíamos manter a abertura. Mas como falta tanto tempo, decidimos adiar a tomada de decisões sobre dia 5 para dia 1. Mas se mantivessemos esta matriz, sim, manteriam-se" as linhas de desconfinamento, disse a ministra Mariana Vieira da Silva.

26 mar 2021 26 de março de 2021 às 11:06

"Escolas abertas serão sempre uma perioridade"

A minsitra disse que uma desaceleração do desconfinamento nunca começará pelas escolas, já que será sempre o último reduto a fechar, de acordo com a ministra.

26 mar 2021 26 de março de 2021 às 11:04

Governo diz que R acima de 1 não implica confinamento

Sobre a matriz e a forma como ela se adapta ao plano de desconfinamento, "ninguém fará destas linhas absolutos travões", diz a ministra, apesar de reforçar que o indicador da taxa de transmissão - o R(t) - está cada vez mais perto do 1.

A ministra disse que com incidências muito baixas pode continuar a fazer-se o desconfinamento, mesmo que o R(t) esteja acima de 1. 

26 mar 2021 26 de março de 2021 às 11:01

Estado de Emergência é "fundamental" para garantir "segurança jurídica" das decisões

"É fundamental garantirmos a segurança jurídica das decisões", disse a ministra da Presidência, justificando a renovação do Estado de Emergência.

"Sabemos que há restrições que temos tido ao longo deste ano que precisam de um quadro legislativo", continuou. 

26 mar 2021 26 de março de 2021 às 10:58

Governo pode restringir preços e vendas de testes

A ministra lembra que já existem restrições à venda e limitação de preços de testes previstas no decreto e que depende do Governo decidir se é necessário ou não fazê-lo.

A ministra diz ainda que os testes mais massificados onde haja mais de 120 casos por cem mil habitantes e também no ensino superior "vão existir testes no regresso às aulas".

26 mar 2021 26 de março de 2021 às 10:54

"Para que possamos continuar a desconfinar precisamos de manter-nos na zona verde"

"Não podemos deixar de mostrar agrado por a taxa de incidência continuar a descer 15 dias depois do início de desconfinamento", referiu a ministra da Presidência, lembrando que no entanto o R(t) continua a aproximar-se do valor de 1, que é uma das linhas vermelhas definidas pelo Governo.

"Para que possamos continuar a desconfinar precisamos de manter-nos na zona verde", concluiu.

26 mar 2021 26 de março de 2021 às 10:50

"Temos condições para continuar com o plano de desconfinamento"

Mariana Vieira da Silva começou por apresentar a matriz de risco apresentada pelo primeiro-ministro e assegura "que temos condições para continuar com o plano de desconfinamento".

A ministra da Presidência lembra que apesar de o país continuar "no verde", isto não é um passe de livre trânsito "para se fazer o que se quer". 

"As regras com que viveremos até 5 de abril são exatamente as mesmas que vivemos hoje, como a proibição de saída do concelho", lembra Vieira da Silva, lembrando que o decreto mantém tudo como esteve até agora.

Mariana Vieira da Silva disse ainda que as medidas que entram em vigor dia 5 só vão ser decididas no dia 1 de abril. 

26 mar 2021 26 de março de 2021 às 10:40
autor Leonor Riso

Governo anuncia medidas do novo estado de emergência


Esta sexta-feira e após duas reuniões, o Conselho de Ministros vai anunciar as medidas da renovação do estado de emergência, aprovado na quinta-feira pela Assembleia da República. É o 14.º aplicado desde que Portugal vive a pandemia.

As declarações estavam marcadas para as 10h30. 

A renovação do estado de emergência foi apoiada por PS, PSD, CDS-PP e PAN.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.