Candidato às Presidenciais deixou uma mensagem nas redes sociais.
O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo deseja "um país próspero, livre e coeso" e elege a "lentidão da justiça", a habitação, saúde, educação e "problemas na segurança interna" entre os desafios a vencer em 2026.
A carregar o vídeo ...
Gouveia e Melo quer que 2026 seja 'um novo despertar'
Numa mensagem de Ano Novo gravada em vídeo, o ex-chefe do Estado-Maior da Armada dirige-se aos portugueses e incentiva-os a "transformar 2026 num novo despertar, num caminho renovado".
"Acredito numa democracia justa que promove a coesão e que não deixa ninguém para trás: idosos que precisam de cuidados e jovens que precisam de oportunidades. Aprendi desde novo que unidos somos mais fortes. Desejo um país próspero, livre e coeso, com todos, por todos", declara.
Depois, Gouveia e Melo considera que há "muitos desafios para vencer" no novo ano, entre os quais inclui "a habitação, a saúde, a educação, a desburocratização do Estado, a lentidão da justiça e o acesso equitativo a esta".
Segundo o almirante, entre os desafios que Portugal enfrenta estão também "problemas na segurança interna" e, por outro lado, há "nuvens muito carregadas e incertas no ambiente externo".
"Juntos, vamos transformar este país e cumprir Portugal, dos jovens aos idosos, todos unidos nesta grande jornada de um futuro diferente, ambicioso, próspero, coeso, seguro e justo", afirma.
O candidato presidencial manifesta-se convicto de que os portugueses vencerão estes desafios e promete empenhar-se nessa "muito nobre missão" com todas as suas "forças, capacidades, compromisso, empenho e vontade".
"Porque acima de tudo sou um de vós. Bom ano de 2026, com saúde, amizade e força, para um futuro diferente, de esperança e realização", conclui o almirante, agora na reserva, que coordenou a equipa responsável pelo plano de vacinação nacional contra a covid-19.
São candidatos às eleições presidenciais de 18 de janeiro, além de Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes (apoiado por PSD e CDS-PP), António José Seguro (apoiado do PS), António Filipe (apoiado por PCP e PEV), Catarina Martins (BE), Jorge Pinto (Livre), João Cotrim Figueiredo (IL), André Ventura (Chega), Humberto Correia, André Pestana e Manuel João Vieira.
Gouveia e Melo elege "lentidão da justiça" e "problemas na segurança interna" entre desafios a vencer
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.