Sábado – Pense por si

Gigante que explora minas em Aljustrel denunciado por crime. Reveja o Investigação SÁBADO

SÁBADO
SÁBADO 10 de novembro de 2023 às 21:57

Um jovem veterinário luta há sete anos contra um atentado ambiental. O foco poluidor tem origem no complexo mineiro de Aljustrel explorado pela Almina.

Um jovem veterinário luta há mais de sete anos contra aquilo que considera ser um atentado ambiental. Em causa está a poluição de uma ribeira que atravessa a sua propriedade em Aljustrel, com origem no complexo mineiro que é o principal empregador desta vila alentejana. Nem a Almina, que explora as minas desde 2008, nem a Empresa de Desenvolvimento Mineiro, a entidade estatal que tem a função de minorar os problemas ambientais decorrentes de antigas explorações mineiras, assume qualquer tipo de responsabilidade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.